Contratos Prontos da Internet
Publicado em January 29, 2024 • 0 minutos • 0 palavras
1. Generalização – O contrato não é personalizado de acordo com suas necessidades
O modelo de contrato que você encontra na internet é genérico e, ainda que aparentemente abarque as particularidades do seu negócio, ele não apresenta as especificidades que são únicas e necessárias ao seu caso, vez que cada negócio jurídico requer cláusulas contratuais específicas.
Ainda, é importante ressaltar que cláusulas genéricas podem provocar ambiguidades e omissões, levando à judicialização de uma situação que poderia ser resolvida facilmente por meio de uma assessoria jurídica.
2. Ausência de segurança jurídica
Um contrato deve atender vários pré-requisitos legais. Contudo, quando você copia um contrato da internet, o documento pode estar desalinhado com a legislação, princípios jurídicos e também com o entendimento dos tribunais — as chamadas jurisprudências. Logo, ao assinar um contrato copiado e sem qualquer revisão jurídica, você arrisca estar se vinculando a uma situação desnecessária e prejudicial.
3. Cada contrato é único
Cada contrato deve ser personalizado conforme o objeto e com o acordo firmado entre as partes. Isso reforça ainda mais a importância de não utilizar contratos prontos da internet, pois como comentamos acima, cada contrato deve ser feito considerando as especificidades de determinada relação contratual.
É necessário ter em mente que o custo do atraso causado por um modelo de contrato ruim sempre excedeu o custo de contratar um advogado para fazer certo da primeira vez.